Iniciativas online de pesquisadores da Computação durante a pandemia

Photo by Mohammad Shahhosseini on Unsplash

Grupos de pesquisadores brasileiros estão organizando lives consistindo de palestras e discussão após a palestra. Abaixo uma listagem (provavelmente incompleta pois me restringi apenas a sub-áreas da Computação das quais tive conhecimento) destas iniciativas. Se conhecer alguma outra, avise nos comentários que atualizarei.

Seminário "Lógicos em Quarentena"

Numa iniciativa conjunta da Sociedade Brasileira de Lógica e do Grupo de Interesse em Lógica da Sociedade Brasileira de Computação, o seminário Lógicos em Quarentena propõe um ambiente remoto para apresentações informais por membros da comunidade com espaço para discussões.

As palestras tem duração entre 20 e 50min, acrescido de tempo para perguntas e interações com os palestrantes (totalizando, em média, 1:30h).

Neste link você encontra a programação das próximas palestras, a gravação das palestras anteriores e o link para o formulário em que você pode se voluntariar para apresentar um seminário.

CE-WebMedia (Comissão Especial de Sistemas Mulimídia &Web)

O site da CE-Media é http://comissoes.sbc.org.br/ce-webmedia/. É preciso fazer parte da lista de discussão para saber programação e formulário. Palestras gravadas estão no YouTube.

Grupo de Interesse de Educação em Computação (GIEC)

O GIEC tem realizado, desde abril, os GIEC LIVE (palestras gravadas aqui). É preciso fazer parte da lista de discussão ou acompanhar no Facebook ou no Instagram para saber programação e formulário.

Grafos, Algoritmos e Combinatória

A comunidade brasileira de Grafos, Algoritmos e Combinatória realiza
os Seminários online de Grafos, Algoritmos e Combinatória desde abril. Todos os detalhes (programação, palestras gravadas, formulário) estão na página dos seminários.

(atualizado em 02/06/2021) Engenharia de Software

A Softex tem realizado diversas palestras com pesquisadores e profissionais da área. As palestras são curtas (meia hora de duração) e depois há tempo para perguntas. A plataforma utilizada é o Zoom. Depois os vídeos são postados no canal da Softex no YouTube. No momento em que escrevo, a palestra mais recente publicada foi Qualidade de Software: Avaliação Prática em Sistemas de IoT, com Kathia Oliveira (Université Polytechnique Hauts-de-France).

Na imagem abaixo você vê a programação do MPS Talks para junho de 2021. Inscreva-se para as próximas palestras neste link.

Programação de Junho de 2021

Uma outra iniciativa começa, de forma experimental, neste dia 08/06/2021: Fronteiras Live (nesta primeira edição em parceria com o Emílias e com o PPGCA). A ideia é termos palestras, em português, de pesquisadores brasileiros da área de Engenharia de Software. Em 08/06 Larissa Braz apresenta seu artigo premiado no ICSE 2021: “Why don’t Developers Detect Improper Input Validation?’; DROP TABLE Papers; — ”. Assista ao vivo em https://youtu.be/fnIuXskn4io!

Você apresentou seu artigo em um evento de Engenharia de Software e quer apresentar-se no Fronteiras Live? Ou teve artigo publicado em periódico da Engenharia de Software e quer compartilhar com a comunidade brasileira? Clique aqui e inscreva-se no Fronteiras Live!

sciencetalks!!

Também podem ser úteis as entrevistas que a Marcela dos Santos está fazendo no “sciencetalks!!”. Aqui a playlist de entrevistas já realizadas. Siga a Marcela no Instagram para saber quando serão as próximas.

Prefere podcasts? Veja uma lista de Podcasts para pessoas desenvolvedoras de software.

Sou Professor da UTFPR. Aqui publico textos em português. Texto em inglês estão em https://medium.com/@adolfont Twitter: https://twitter.com/adolfont.

Sou Professor da UTFPR. Aqui publico textos em português. Texto em inglês estão em https://medium.com/@adolfont Twitter: https://twitter.com/adolfont.