Iniciativas online de pesquisadores da Computação durante a pandemia

Adolfo Neto
3 min readJul 28, 2020
Photo by Mohammad Shahhosseini on Unsplash

Grupos de pesquisadores brasileiros estão organizando lives consistindo de palestras e discussão após a palestra. Abaixo uma listagem (provavelmente incompleta pois me restringi apenas a sub-áreas da Computação das quais tive conhecimento) destas iniciativas. Se conhecer alguma outra, avise nos comentários que atualizarei.

Seminário "Lógicos em Quarentena"

Numa iniciativa conjunta da Sociedade Brasileira de Lógica e do Grupo de Interesse em Lógica da Sociedade Brasileira de Computação, o seminário Lógicos em Quarentena propõe um ambiente remoto para apresentações informais por membros da comunidade com espaço para discussões.

As palestras tem duração entre 20 e 50min, acrescido de tempo para perguntas e interações com os palestrantes (totalizando, em média, 1:30h).

Neste link você encontra a programação das próximas palestras, a gravação das palestras anteriores e o link para o formulário em que você pode se voluntariar para apresentar um seminário.

CE-WebMedia (Comissão Especial de Sistemas Mulimídia &Web)

O site da CE-Media é http://comissoes.sbc.org.br/ce-webmedia/. É preciso fazer parte da lista de discussão para saber programação e formulário. Palestras gravadas estão no YouTube.

Grupo de Interesse de Educação em Computação (GIEC)

O GIEC tem realizado, desde abril, os GIEC LIVE (palestras gravadas aqui). É preciso fazer parte da lista de discussão ou acompanhar no Facebook ou no Instagram para saber programação e formulário.

Grafos, Algoritmos e Combinatória

A comunidade brasileira de Grafos, Algoritmos e Combinatória realiza
os Seminários online de Grafos, Algoritmos e Combinatória desde abril. Todos os detalhes (programação, palestras gravadas, formulário) estão na página dos seminários.

(atualizado em 02/06/2021) Engenharia de Software

A Softex tem realizado diversas palestras com pesquisadores e profissionais da área. As palestras são curtas (meia hora de duração) e depois há tempo para perguntas. A plataforma utilizada é o Zoom. Depois os vídeos são postados no canal da Softex no YouTube. No momento em que escrevo, a palestra mais recente publicada foi Qualidade de Software: Avaliação Prática em Sistemas de IoT, com Kathia Oliveira (Université Polytechnique Hauts-de-France).

Na imagem abaixo você vê a programação do MPS Talks para junho de 2021. Inscreva-se para as próximas palestras neste link.

Programação de Junho de 2021

Uma outra iniciativa começa, de forma experimental, neste dia 08/06/2021: Fronteiras Live (nesta primeira edição em parceria com o Emílias e com o PPGCA). A ideia é termos palestras, em português, de pesquisadores brasileiros da área de Engenharia de Software. Em 08/06 Larissa Braz apresenta seu artigo premiado no ICSE 2021: “Why don’t Developers Detect Improper Input Validation?’; DROP TABLE Papers; — ”. Assista ao vivo em https://youtu.be/fnIuXskn4io!

Você apresentou seu artigo em um evento de Engenharia de Software e quer apresentar-se no Fronteiras Live? Ou teve artigo publicado em periódico da Engenharia de Software e quer compartilhar com a comunidade brasileira? Clique aqui e inscreva-se no Fronteiras Live!

sciencetalks!!

Também podem ser úteis as entrevistas que a Marcela dos Santos está fazendo no “sciencetalks!!”. Aqui a playlist de entrevistas já realizadas. Siga a Marcela no Instagram para saber quando serão as próximas.

Prefere podcasts? Veja uma lista de Podcasts para pessoas desenvolvedoras de software.

--

--

Adolfo Neto

Sou Professor da UTFPR. Aqui publico textos em português. Texto em inglês estão em https://medium.com/@adolfont Twitter: https://twitter.com/adolfont.